O mundo ficou chocado com as imagens do incêndio ocorrido na capital libanesa em 2020 que culminou em uma das maiores explosões em áreas habitadas ocorridas nas últimas décadas, que ocasionou mais de uma centena de mortos e milhares de feridos no raio de quilômetros do local da explosão. Mas a fiscalização e controle de PCE é burocracia ou segurança?
Autoridades libanesas constataram como causa a negligência quanto aos padrões internacionais de segurança em relação ao armazenamento de Nitrato de Amônio, produto que em exposição a altas temperaturas torna-se um explosivo de grande poder de destruição.
Responsável pela fiscalização no Brasil
No Brasil, o Exército, em conjunto com a sociedade e mercado interessados, vem se dedicando há anos ao aprimoramento da regulamentação de fiscalização e controle deste PCE, no intuito de evitar este tipo de tragédia, buscando encontrar um ponto de equilíbrio entre a segurança e viabilidade de consumo deste importante insumo no Brasil.
Lembramos com isso sobre a real necessidade por parte dos usuários/envolvidos com o Nitrato de Amônio e demais PCEs de uma implantação consistente de procedimentos internos ao atendimento das normas estabelecidas.
Conheça o trabalho que nós desenvolvemos para mitigar riscos de multas nas fiscalizações.